A gestão de projetos é essencial para o sucesso de um produto desenvolvido. Sem uma boa aplicação dela, pode haver atrasos e enormes prejuízos.
Você conhece as principais metodologias de gestão de projetos usadas no mercado? Confira este artigo e saiba mais.
1. Waterfall (Cascata)
Waterfall é uma das estratégias mais simples de implementar e é ideal para projetos curtos.
Essa estratégia é linear e sequencial — simplesmente liste as tarefas sequencialmente e monitore cada uma delas à medida que avança.
Uma tarefa não pode ser iniciada até que a anterior seja concluída . Você não pode retornar a uma tarefa anterior.
Para que a metodologia de gerenciamento de projetos Waterfall seja bem-sucedida, as tarefas devem incluir todas as etapas que precisam ser realizadas e organizadas em uma ordem lógica e cronológica.
2. Agile
Agile é uma metodologia comum de gerenciamento de projetos baseada na melhoria contínua e rápida.
Popularizada originalmente por desenvolvedores de software, essa estratégia foi adotada por todos os tipos de equipes e setores.
O Agile usa sprints, que são ciclos curtos de projeto, para liberar continuamente melhorias para produtos ou serviços.
A flexibilidade dos sprints permite mudanças de última hora e pode resultar em uma entrega de maior qualidade.
O Agile é mais adequado para equipes de projeto que precisam de flexibilidade e velocidade (em comparação com o Waterfall, que é ideal para equipes que precisam de um plano claro e fixo).
3. Scrum
Enquanto o Agile é mais um conjunto de princípios orientadores, o Scrum trabalha dentro da estrutura do Agile para fornecer um conjunto específico de regras para gerenciamento de projetos.
Isso inclui processos para identificar tarefas, recursos, datas de conclusão, etc.
O Scrum é projetado para entrega rápida, com ciclos de feedback rápidos e mudanças responsivas.
A colaboração próxima é o elemento principal dessa abordagem — as equipes trabalham juntas em sprints e têm reuniões diárias curtas para relatar o progresso.
Cada sprint deve produzir um produto utilizável. O Scrum é uma metodologia iterativa amplamente utilizada na indústria de software para desenvolvimento de produtos.
4. Kanban
Inventado pela Toyota em 1953, o Kanban é uma metodologia de gerenciamento de projeto que move as tarefas ao longo dos estágios de um fluxo de trabalho definido no estilo de linha de montagem.
Essa metodologia é um subconjunto do Agile, mas é mais flexível, com a eficiência sendo o objetivo principal.
Kanban usa uma visão de “quadro” para mapear e visualizar o progresso da equipe nas tarefas.
5. Lean
Lean é outra forma de gerenciamento de projetos Agile que visa fazer mais com menos. Tanto o Agile quanto o Lean dividem os projetos em tarefas menores para execução individual.
Essa técnica de gerenciamento de projetos é ideal para pequenas equipes que têm orçamentos apertados ou outras restrições, mas ainda precisam entregar um valor significativo.
Quer saber mais sobre Gestão e Marketing? Acompanhe o nosso blog e tenha acesso a diversos conteúdos sobre o assunto.