MBA EACH USP

Design thinking no Marketing: como usar?

O Design Thinking é um modelo focado na criação de soluções centradas nas necessidades das pessoas, levando em consideração o ponto de vista dos usuários.

Esta ferramenta é muito útil em Marketing para passar a mensagem certa aos consumidores.

Neste artigo, você verá como aplicar o Design Thinking no Marketing. Confira!

1. Empatia com a persona

Em primeiro lugar, você deve coletar todas as informações sobre o seu público-alvo.

Uma forma de fazer isso é por meio de entrevistas para compreender todo o processo pelo qual seus clientes passam até que seu problema ou necessidade seja resolvido.

Também é fundamental saber como eles interagiram com os canais de comunicação da marca como site, e-mail marketing, redes sociais, e outros.

2. Encontre o problema

Esta etapa é fundamental na metodologia de Design Thinking.

Com todas as informações coletadas sobre sua persona, é hora de analisá-la para definir um problema e descrevê-lo do ponto de vista do usuário.

Esta etapa pode ser usada para criar um produto, melhorar um existente ou criar campanhas que satisfaçam uma necessidade específica ou uma frustração comum de seus clientes.

3. Idealize

Nesta fase, é a vez do brainstorming, no qual todos os membros da equipe devem participar e aceitar todas as ideias, por mais estranhas que pareçam.

Estas ideias servirão para definir os canais que a campanha utilizará e os conteúdos e formatos que nela integrarão.

4. Desenvolva um protótipo

É preciso produzir algo que permita mostrar ao público-alvo a solução proposta de forma rápida e sem grande custo, antes de desenvolver um produto definitivo ou rodar uma campanha com mais custos. Para essa finalidade, o protótipo é a ferramenta ideal.

5. Teste

Depois de ter o protótipo pronto, libere-o para uma amostra do seu público para feedback.

Você pode fazer testes A/B de suas campanhas e pesquisas em redes sociais para detectar a tempo tudo o que precisa ser corrigido, melhorado ou alterado.

Como no Marketing Digital todos os dados são em tempo real, você poderá entender o que funciona e o que não funciona, bem como saber se conseguiu melhorar a situação inicial do usuário, e tentar algo diferente se necessário.

Aprenda mais sobre Design Thinking

Quer saber mais sobre Gestão e Marketing? Acompanhe o nosso blog e tenha acesso a diversos conteúdos sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *