MBA USP | EACH

Quais são as 5 forças de Porter?

\"\"

Para compreender o mercado em que estamos situados, ferramentas nunca são demais. Vamos conhecer Porter e compreender como o professor pode nos ajudar nos negócios?

Quando pensamos em fórmulas para encontrar soluções, logo pensamos em exatas. Ainda assim, no mundo do Marketing e da Comunicação também existem muitos métodos que podem ser aplicados e escalados em busca de resultados efetivos.

Já conversamos sobre a SWOT e mostramos como é possível mapear problemas e soluções em cima de perguntas pré-estabelecidas. Então, hoje, vamos te apresentar mais uma ferramenta: trata-se das 5 forças de Porter.

O Professor Michael Porter atua em Harvard e também é fundador da empresa de consultoria Monitor Group, parte da Deloitte. Sendo assim, o Professor trouxe uma “evolução” da SWOT e estuda mais a fundo as forças para obter mais lucro.

Vamos conhecer uma a uma?

Ameaça de produtos substitutos

Seja qual for o seu serviço ou produto, sempre existirá um substituto – mesmo que não seja exatamente igual. Um grande exemplo que temos é a chegada dos aplicativos de mobilidade urbana, como Uber e 99, que conseguiram concorrer facilmente com os táxis – e obter êxito.

Isso demonstra que sempre precisamos ficar de olho no mercado e em soluções que podem oferecer algum diferencial.

Ameaça de entrada de novos concorrentes

Ainda olhando para novos serviços, é preciso entender quais são as possibilidades de novos concorrentes. Se o seu mercado está em ascensão, a competitividade será ainda maior. É preciso manter a atualização para não ficar para trás.

Poder de Negociação dos clientes

Para Porter, o poder de negociação dos clientes é a resposta de consumidores que são capazes de colocar pressão em seu negócio para conseguir melhores condições de pagamento.

É importante ter margens de desconto e negociação, mas não é possível fazer isso sem planejamento – caso contrário, seu ganho pode ser prejudicado. Ou seja: não deixe este item para depois.

Poder de negociação dos fornecedores

Parecida com a força que citamos acima, o poder de negociação dos fornecedores traz uma outra perspectiva. Se você só tem um fornecedor, pode ficar à mercê de suas imposições. Pensando nisso, é importante ter um portfólio reserva caso seja necessário.

Rivalidade entre os concorrentes

Esta é a quinta e última força de Porter a ser analisada. Ela aborda a competição existente no mercado, entendendo se esta é alta ou baixa.

Se você tem muitos concorrentes, seu lucro tende a ser menor, assim como o investimento para obter novos clientes, maior. Ou seja, você precisará remanejar o seu planejamento considerando que precisa oferecer um diferencial – que pode ser na proposta de valor ou formato do serviço.

De olho no mercado

Não podemos deixar os estudos para depois se desejamos enfrentar a concorrência e encantar clientes. Pensando nisso, nos comprometemos em te preparar para os próximos desafios de sua carreira.

Nosso MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Mercados apresenta e discute conceitos, métodos e instrumentos de gestão modernos e relevantes para as lideranças empreendedoras atuais e futuras.

O MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Mercados da USP faz parte de um portfólio extenso da melhor Universidade do Brasil. Com isso, dividimos um conhecimento segmentado e com qualidade garantida. O que você está esperando para partir para o sucesso? Faça a sua inscrição!

Para saber mais, basta acessar: https://mbaeachusp.com/gestao-estrategica-de-negocios-e-mercado/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *