MBA USP | EACH

Open Innovation: qual a sua importância?

Colaboração e troca de conhecimento pode ser a peça-chave que faltava em sua estratégia de Marketing. Vamos conhecer mais sobre o Open Innovation?

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre Open Innovation – ou “inovação aberta”, em tradução literal. O conceito, criado pelo professor Henry Chesbrough, é, na verdade, uma quebra de paradigmas.

Isso porque a base do Open Innovation é a colaboração. Compreendemos que por maior e mais inovadora que uma corporação seja, ela nunca conseguirá reunir todas as melhores oportunidades para ir além sozinha. 

Afinal, se desenvolvermos serviços e produtos olhando apenas para dentro de nosso mundo, nunca conseguiremos explorar o mercado de forma adequada. Sendo assim, o Open Innovation nos convida a respirar novos ares.

Fora da caixa

Ao olhar ao redor – e contar com a colaboração de outras corporações, terceiros ou até mesmo órgãos públicos, conseguimos ter novas visões e, consequentemente, novas ideias, que muitas vezes não surgiriam de apenas um núcleo.

Em um mundo onde nada se cria e tudo se copia, unir forças e realizar brainstorms em conjunto é valioso e pode ser a virada de chave que você precisa para ir além e conseguir inovar, de fato.

Isso tudo é possível por conta de alguns princípios colocados por Henry. Vamos conhecê-los?

Conheça novas culturas

Estar aberto para empresas de diferentes segmentos e culturas, faz com que você crie conexões com mindsets que não estão dentro de seu portfólio.

Além disso, você tirará o foco do que já está acostumado a fazer, olhando para outros ambientes e conhecendo novas possibilidades para implementar e criar.

Plantando o que colhemos

No Open Innovation, a colaboração é sempre mútua. Uma vez que você abre suas portas e se dispõem a trocar ideias, o mesmo acontece do outro lado.

Ou seja, você ajuda e recebe apoio para caminhar também. Nesse cenário, com uma abordagem que democratiza os feitos, você consegue descentralizar suas ideias e ampliar o seu conhecimento para novas possibilidades.

Outro ponto são os benefícios que você vai alcançar: quando menos perceber, já estará formando laços com novos mercados, economizando tempo e dinheiro nas etapas de criação e aumentando a possibilidade de aceitação de sua novidade.

Dividindo conhecimento

Deu para ver que dividir conhecimento sempre dá certo, não é? Porque, então, não compartilhar o aprendizado com experts? Pensando na importância de estender os estudos, nos comprometemos em te preparar para os próximos desafios de sua carreira.

Nosso MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Mercados apresenta e discute conceitos, métodos e instrumentos de gestão modernos e relevantes para as lideranças empreendedoras atuais e futuras.

O MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Mercados da USP faz parte de um portfólio extenso da melhor Universidade do Brasil. Com isso, dividimos um conhecimento segmentado e com qualidade garantida. O que você está esperando para partir para o sucesso? Faça a sua inscrição!

Para saber mais, basta acessar: https://mbaeachusp.com/gestao-estrategica-de-negocios-e-mercado/