Também conhecido como capital de risco, o Venture Capital te ajudará a definir próximos passos quando o assunto é investir em novas empresas
Venture Capital, também conhecido como como capital de risco, define a ação de investir em uma empresa que possui um alto potencial de crescimento – mas que, por outro lado, também oferece um alto risco de retorno para o investidor.
Sabemos que o mundo empreendedor sempre oferecerá riscos, ainda assim, precisamos equacionar as possibilidades para conseguir compreender o que vale a pena ou não dentro do que estamos dispostos a arcar como resultado.
Sendo assim, o termo Venture Capital pode ajudar na decisão de investir em negócios que ainda estão começando e trazem consigo uma ideia que tem tudo para dar certo. Vamos entender mais sobre o tema?
Como funciona
Essa modalidade de investimento costuma acontecer em grupo. Sendo assim, existem duas modalidades: Parceiro Geral, onde cada participante pode escolher de forma autônoma qual projeto vai investir – e quanto; e também o Parceiro Limitado, que simplesmente investe sobre a gerência de outros intermediários.
Sendo assim, os investimentos serão posteriormente direcionados conforme a escolha – e divididos entre alguns perfis e formatos de corporação pré-estabelecidos.
Como opção, temos o Capital Semente, que recebe este nome quando a empresa em questão ainda não saiu do papel; incubadora, quando a solução já existe, mas ainda não possui grande presença no mercado e, por último, a Aceleradora.
Na última opção citada, existe uma maior segurança, uma vez que a empresa já existe, funciona e opera, mas precisa de uma ajuda de custo para expandir e otimizar o desempenho no mercado.
Ao escolher com precisão como será o investimento, chega a fase de escolher quais serão os projetos apoiados. A possibilidade de diversificar acaba diminuindo o risco, uma vez que com maior portfólio, também são maiores as chances de sucesso.
Atualmente, a prática é muito bem disseminada no mercado e existem até mesmo feiras que apoiam e prospectam pequenas startups em diferentes fases para exposição de investidores.
Assim, o mercado se solidificou e já existem diversos cases de sucesso.
Você já sabia disso? Entende como o Marketing apoia essas etapas para ambos os lados – seja na divulgação ou no reconhecimento do que o mercado espera?
Pensando na importância de estender os estudos, nos comprometemos em te preparar para os próximos desafios de sua carreira.
Nosso MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Mercados apresenta e discute conceitos, métodos e instrumentos de gestão modernos e relevantes para as lideranças empreendedoras atuais e futuras.
O MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Mercados da USP faz parte de um portfólio extenso da melhor Universidade do Brasil. Com isso, dividimos um conhecimento segmentado e com qualidade garantida. O que você está esperando para partir para o sucesso? Faça a sua inscrição!