A gestão de crise é uma atividade que uma empresa deve estar preparada para colocar em prática não só após a ocorrência de um problema, mas como forma de se antecipar a qualquer situação negativa.
Quer aprender mais sobre como fazer isso? Neste artigo você confere cinco dicas importantes de gestão de crise para seu negócio.
O que é gestão de crise?
Uma crise pode ser definida como qualquer ameaça significativa às operações que pode ter consequências negativas se não for tratada de forma adequada. Na gestão, uma ameaça é o dano potencial que uma crise pode causar à organização.
Uma crise pode resultar em ameaças relacionadas à segurança, perdas financeiras e de reputação. Crises graves, como acidentes industriais, podem resultar em ferimentos e até mesmo em mortes.
As crises podem acontecer por situações como:
- desastres naturais e climáticos, como enchentes, inundações e secas
- acidentes, como incêndios, colisões, explosões, desabamentos
- eventos intencionais, como roubos, agressões e até ataques cibernéticos.
Como fazer uma gestão de crise?
Toda empresa é vulnerável a crises. Para sair delas, não basta apenas se esconder e esperar a poeira baixar. O gerenciamento eficaz de crises tem o potencial de reduzir significativamente os prejuízos.
Os passos a seguir podem ajudar sua empresa em uma crise:
- Antecipe-se: o primeiro passo é se preparar. Seja proativo e peça para sua equipe imaginar todas as crises potenciais que podem ocorrer em sua organização
- Crie um plano e teste: aqui entram o treinamento e as simulações de crise, bem como o treinamento de mídia para aqueles que poderiam dar declarações e entrevistas
- Tenha sistemas de notificação e monitoramento: saber o que está sendo dito sobre você nas mídias tradicionais e sociais, por seus funcionários, clientes e outras partes interessadas geralmente permite que você veja algo que pode se transformar em uma crise.
- Tenha uma boa comunicação: as primeiras horas são críticas e dão o tom para a duração da crise. Certifique-se de corrigir a desinformação imediatamente quando ela surgir.
- Analise o pós-crise: após uma crise, levante o que foi bem feito, o que poderia ser feito melhor da próxima vez e como melhorar vários elementos do seu plano de resposta à crise.
Aprenda mais sobre marketing e empreendedorismo
Você viu acima cinco dicas de como administrar, evitar e vencer uma crise em uma empresa, seja com gestão de crise de reputação ou gestão de crise financeira.
Gostou deste artigo? Confira nosso blog e veja mais conteúdos sobre marketing e empreendedorismo para você se desenvolver na carreira e como gestor.
Estão abertas às inscrições para o MBA Gestão Estratégica de Negócios e Mercados – https://bit.ly/mbagestaoeach