MBA USP | EACH

Como funciona o pós-venda na era digital

Por décadas, as organizações pensaram no pós-venda como uma oportunidade de obter receitas adicionais após a venda de um produto. Esta oportunidade, no entanto, depende muito da satisfação dos clientes. O pós-venda no meio digital oferece novas possibilidades, uma vez que ajuda as organizações a atender às necessidades de mudança dos clientes. Quer saber mais? Confira neste artigo.

O pós-venda no meio digital

As novas tecnologias geraram mais oportunidades de pós-venda do que apenas obter receitas adicionais por meio da satisfação das necessidades do cliente.

O uso e o conhecimento com qualidade dessas novas tecnologias permitem às empresas agregar valor aos serviços atuais que aumentam as receitas e obtêm melhorias na execução que, por sua vez, reduzem os custos operacionais.

Os meios digitais permitem executar ações de pós-venda com muito mais eficiência, como:

  • ouvir os clientes por diferentes canais;
  • oferecer descontos e promoções;
  • criar um sistema de logística reversa;
  • ampliar os sistemas de suporte ao cliente;
  • colher feedbacks.

Identificação de novas oportunidades de vendas

A utilização de todas as fontes de dados fornece melhores percepções que ajudarão as organizações a estabelecer novos produtos ou serviços.

Por exemplo, isso pode ser feito por meio de uma extensão de garantias a clientes específicos ou oferecendo um benchmarking comparativo de equipamentos.

Otimização dos custos de operação

A digitalização evoluiu o modelo de serviço de pós-venda, proporcionando mais fontes de receitas adicionais e um potencial de redução de custos.

 As empresas devem utilizar plenamente essas novas tecnologias e cultivar uma mentalidade digital em todos seus processos para aproveitar os benefícios dessas novas oportunidades.

Aprenda mais sobre pós-venda

Aumente seu conhecimento sobre Pós-Vendas na Era Digital no MBA em Gestão e Marketing Global da EACH USP. Clique aqui para conhecer.