MBA USP | EACH

Como desenvolver um bom planejamento financeiro para startups?

Nenhuma empresa tem recursos ilimitados. Quando o assunto é planejamento financeiro para startups isso é ainda mais importante, já que um simples erro pode custar o futuro do negócio mesmo em fases iniciais.

Este artigo traz dicas essenciais sobre como desenvolver um bom planejamento financeiro para startups. Confira!

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro descreve o estado das finanças atual da sua empresa, suas metas para o futuro, as ações que você tomará para alcançar esses objetivos e quanto isso vai custar.

Baseado em dados, esse planejamento faz previsões sobre receitas, despesas e outras partes financeiras de seu negócio para criar a trajetória financeira de seu negócio.

Embora praticamente todas as empresas façam alguma forma de planejamento financeiro, isso é especialmente importante para startups, uma vez que desempenham um papel fundamental no processo de captação de investimentos.

Muitos investidores exigem um plano financeiro antes de considerarem o financiamento de sua startup. Portanto, de forma prática, um plano financeiro para uma startup é fundamental.

Como fazer um planejamento financeiro para startups?

Um dos principais elementos do planejamento financeiro para startups é aprender a documentá-lo.

Ao criar o plano, você precisará pensar em diversas questões, incluindo as margens brutas e operacionais do seu negócio, potencial de lucro, custos fixos e variáveis, ponto de equilíbrio, mudanças potenciais no fluxo de caixa e durabilidade do lucro.

Algumas das projeções que você precisará fazer ao elaborar um plano financeiro para uma empresa iniciante incluem:

  • vendas
  • despesas
  • balanço
  • declaração de renda
  • fluxo de caixa.

Para acertar no planejamento financeiro de sua startup, você pode contar com o apoio de especialistas por meio de um CFO as a service.

Aprenda mais sobre marketing e empreendedorismo

Você viu acima alguns passos para elaborar um planejamento financeiro para startup, como elaborar projeções sobre vendas, despesa, balanço, declaração de renda e fluxo de caixa.

Gostou deste artigo? Confira nosso blog e veja mais conteúdos sobre marketing e empreendedorismo para você se desenvolver na carreira e como gestor.

As inscrições estão abertas para o MBA Executivo em Gestão Financeiras e de Negócioshttps://bit.ly/mbaexecutivoeach