De 2016 a 2021, o Brasil passou de 5 mil para 13 mil startups em 692 cidades em todo o território nacional, segundo dados do Google.
Você também tem uma ideia de negócio? Começar seu novo empreendimento como startup é um caminho para validar seu projeto e fazê-lo crescer de forma sustentável.
Veja neste artigo como tirar a sua ideia do papel.
1. Encontre a solução para um problema
A base do negócio de sua startup deve ser algo que todos precisam ou desejam.
Assim, ofereça uma solução única para um problema comum ou um problema que as pessoas podem nem perceber que costumam passar.
Seu produto não necessariamente precisa ser tangível. Em vez disso, você pode pensar e desenvolver um novo aplicativo, por exemplo.
- Confira também: Tecnologias dos novos métodos de pagamento vieram para ficar
2. Procure parceiros
Muitos empreendedores encontram sócios ou cofundadores durante os estágios iniciais de sua startup, para dividir as responsabilidades administrativas.
Se você optar por uma parceria assim, procure por alguém que possua habilidades e pontos fortes que complementam os seus.
Assim, muitas pessoas optam por administrar suas empresas por conta própria, aumentando a fatia de lucros potenciais.
3. Tenha um bom argumento de venda
Um argumento de venda é um conteúdo padrão que descreve todas as informações sobre sua startup, incluindo:
- visão geral
- missão, visão e valores
- problema que sua empresa resolve
- como fornece uma solução para o problema
- modelo de negócios
- equipe
- dados financeiros.
4. Encontre investidores
Toda startup precisa de dinheiro para não só pagar as contas básicas, mas ter um potencial de crescimento por meio de investimentos.
Sendo assim, é preciso encontrar pelo menos uma fonte de capital — seja por meio de crowdfunding, investidores anjo ou empresas de capital de risco. Ter um financiamento garante que você tenha os recursos para manter sua startup em execução.
5. Crie sua presença online
Toda empresa de grande porte possui um site e uma estratégia digital hoje em dia.
Por isso, adquira um nome de domínio que seja fácil para seus clientes lembrar, crie um site onde as pessoas possam encontrar informações sobre sua empresa e o que a torna única.
Além disso, use as redes sociais para divulgar sua ideia para o mundo e estimule o engajamento das pessoas em relação a seu produto ou serviço.
Saiba mais sobre startups
Gostou das dicas de como iniciar sua startup? Acompanhe o nosso blog e tenha acesso a diversos conteúdos sobre Gestão e Marketing.