MBA USP | EACH

Qual a relação do marketing com o empreendedorismo?

A relação do marketing com o empreendedorismo é tão estreita que o marketing não é simplesmente uma parte importante do sucesso dos negócios: ele basicamente é o negócio. Afinal, sem vendas, não há negócio.

O termo \”marketing\” abrange muitas atividades diferentes — todas associadas à venda de produtos e serviços da sua empresa. A publicidade é a atividade de marketing mais óbvia, além também de ações como pesquisa do consumidor, que corresponde melhor ao seu produto aos desejos e necessidades do consumidor.

O design de produtos também é uma forma de marketing, pois ajuda a adequar os produtos e serviços da sua empresa às necessidades conhecidas dos clientes.

O que o marketing não é, contudo, é o próprio ato de vendas, que é o resultado do marketing. As estratégias de marketing abrangem estas atividades estratégicas, todas relacionadas ações de um empreendedor:

  • entendimento da necessidade de um produto por meio de pesquisas de consumo e pela observação e quantificação dos padrões de vendas de produtos semelhantes no mercado;
  • adaptação de produtos existentes ou criação novos produtos para atender aos desejos e necessidades do consumidor;
  • procura pela melhor forma de alcançar clientes em potencial para torná-los cientes de seus produtos e persuadi-los a comprá-los;
  • criação de campanhas de marketing com base em suas determinações da maneira mais eficaz de alcançar clientes;
  • confirmação de relacionamento com o cliente por meio de campanhas de vendas de acompanhamento e programas de fidelidade.

Empreendedorismo e Marketing: duas disciplinas integradas

Todo empreendedor, especialmente de empresas ainda pequenas, precisa ter uma atenção com o marketing. Esses temas importantes dos negócios fazem parte do currículo do MBA em Gestão e Marketing Global da EACH-USP. Conheça o curso e prepare-se para ter seu diploma da Universidade de São Paulo, a mais conceituada do Brasil.