A conectividade é a força que move o crescimento do comércio eletrônico global. Com fácil acesso à internet, os consumidores podem se conectar a qualquer empresa por meio de um site. As possibilidades surgidas nas últimas décadas no e-commerce impulsionam a globalização. Veja neste artigo mais sobre a ligação entre esses dois fenômenos.
Mudanças no perfil do consumidor mundial
Os clientes de hoje estão se tornando cada vez mais experientes. Eles não têm apenas um conhecimento profundo do produto que estão interessados
Há também mudanças na experiência de compra tradicional. As lojas físicas perderam sua vantagem estratégica de atendimento imediato, pois muitos varejistas online oferecem remessa rápida, fácil e até mesmo durante a noite.
Estimativas de envio, datas de entrega ou disponibilidade de estoque incorretas podem causar perda de clientes ou, ainda pior, criar clientes irritados o suficiente para compartilhar sua experiência nas redes sociais, manchando a reputação da marca em todo o mundo.
Não se trata apenas de atender e superar as expectativas do cliente, mas de garantir que nada dê errado com o primeiro ponto de contato do cliente com o site até a entrega final do produto.
O papel dos dispositivos móveis
O celular representa hoje uma grande fatia das compras online. Se uma empresa deseja ter sucesso em um mundo globalizado impulsionado pela tecnologia, as estratégias focadas em dispositivos móveis precisam entrar como prioridade no planejamento.
Como se preparar para um mercado global
Mesmo que sua loja virtual tenha apenas atuação no Brasil, é preciso se atentar à concorrência fora de sua cidade. No entanto, dependendo de seu produto, alguns consumidores podem preferir importar suas compras de países que oferecem preços mais atrativos, como a China.
O importante é ter um conhecimento geral sobre as estratégias de e-commerce preparadas para este mundo globalizado. Aprenda mais sobre e-commerce e globalização no MBA de Gestão e Marketing da EACH USP.