Sabemos que iniciar um projeto nem sempre é fácil. Se o seu foco é na abertura de uma startup, podemos te ajudar indicando fases essenciais. Vamos conhecê-las?
Você sabia que, atualmente, temos 20 vezes mais startups do que no ano de 2011? Os dados, compartilhados pela ABstartups, Associação Brasileira de Startups, são a comprovação do sucesso do modelo de negócios, afinal, vemos um grande crescimento em menos de uma década
Utilizando a tecnologia como base central, as startups buscam criar uma solução escalável de forma simplificada e democrática. É assim, então, que o País já possui quase 13 mil startups e 12 unicórnios, startups avaliadas em mais de USD 1 bilhão.
Ainda assim, para criar uma startup e obter sucesso, é preciso ir além de uma boa ideia. Vamos conhecer quais são as fases de uma startup? Vale lembrar que existem diversas visões de fases, mas, neste artigo, falaremos sobre quatro pilares.
Ideação e planejamento
Como toda empresa, uma startup também começa com planejamento e alinhamento de ideias. Entretanto, quando falamos da ideação, vamos além e já colocamos a mão na massa.
É nesta etapa que desmistificamos o problema que vamos solucionar e aprendemos o máximo possível sobre ele e seus desdobramentos.
Ou seja, testamos hipóteses, conhecemos a persona à fundo e também estudamos diferentes cenários para solucionar uma situação.
É aqui, colocando a ideia à prova que conseguimos validar se o negócio faz sentido e atenderá o que propõem. Não poupe esforços!
Operação
Depois de testar, tentar, reprovar ideias – e testar mais um pouco -, você terá um modelo de negócios consolidado. É hora de se preparar para expandir o seu alcance de forma coerente e concisa.
Nesta etapa, já atuando e vendendo a sua solução, você poderá encontrar investidores para impulsionar o seu negócio. Isso vai te ajudar na expansão que precisa nos primeiros passos, afinal, você já terá como demonstrar que sua empresa tem futuro e que sua solução funciona.
Tração
Já funcionando e com algumas ideias bem estabelecidas, você sairá em busca de maturidade da sua empresa. Sim, estamos falando de crescimento: é hora de investir em vendas e marketing para ser reconhecido no mercado.
Crescimento
A última fase, mas não menos importante, é a de crescimento. O ideal é que você consiga aumentar sua receita e equipe em, ao menos, 20% durante os três primeiros anos.
É aqui, então, que todas as fases anteriores se colocam a prova e você consegue concluir que tudo deu certo, de fato. Isso quer dizer que durante um bom tempo, deixar os estudos para depois não é uma opção. Pensando nisso, nos comprometemos em te preparar para os próximos desafios de sua carreira.
Nosso MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Mercados apresenta e discute conceitos, métodos e instrumentos de gestão modernos e relevantes para as lideranças empreendedoras atuais e futuras.
O MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Mercados da USP faz parte de um portfólio extenso da melhor Universidade do Brasil. Com isso, dividimos um conhecimento segmentado e com qualidade garantida. O que você está esperando para partir para o sucesso? Faça a sua inscrição!
Para saber mais, basta acessar: https://mbaeachusp.com/gestao-estrategica-de-negocios-e-mercado/